de que falamos, quando falamos de Amor?

Oh sim, esse sentimento avassalador, que nos arrebata num momento, é tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser.
E é isso mesmo, um sentimento, completamente abstracto, sem forma, sem cor, sem tamanho ou textura.
Há diferentes formas de amor, e diferentes maneiras de amar, mas todos carecem de amor e querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros.
O amor é vital para as nossas vidas como o ar que respiramos. Arrisco mesmo a dizer que sem amor uma criatura não sobrevive!
O amor é o sentimento primário e inicial de todo e cada ser, dotado de sentimentos e capacidade de raciocínio.
O amor faz o mundo mover-se e girar sobre si mesmo.
O amor é por si só um fenómeno social e cultural, e do ponto de vista biológico um instinto primordial, que se manifesta nos mamíferos, tal como a fome e a sede.
Segundo a neurobiologia, um individuo apaixonado, comporta-se mais impulsivamente, sem inibição como se estivesse fora do seu controlo racional.  E isto advém do facto do cérebro se encontrar "intoxicado", devido  à maior produção de dopamina, responsável pelo estado de euforia, adrenalina, responsável pela excitação, a endorfina, pela sensação de felicidade e bem estar e finalmente eleva a testosterona que contribui para a maior apetência sexual. Simultâneamente são libertadas substâncias químicas, as feromonas que exercem atracção olfactiva em animais da mesma espécie.  Por outro lado diminui drasticamente o nível de serotonina, o que faz com que o estado “estar apaixonado” se assemelhe ao estado registado durante certas doenças psíquicas.
Ora então quando falamos de amor, podemos dizer e parafraseando Sigmund Freud, em ultima análise que, precisamos amar para não adoecer!



"Razão, de que me serve o teu socorro?
Mandas-me não amar, eu ardo, eu amo.
Dizes-me que sossegue, eu peno, eu morro."
Bocage


 "De tudo ao meu amor serei atento antes
E de tal modo e sempre e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento"
Vinicius de Moraes


 "O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só."
Fernando Pessoa


 "O ponto de partida para o amor consiste
em permitir àqueles que amamos, serem
perfeitamente eles mesmos e não os transformarmos para que se ajustem à nossa imagem.
Caso contrário, amaremos apenas o reflexo
de nós que encontramos neles."
Thomas Merton


"Amar não consiste em fitarem-se um ao outro
mas em olharem juntos o horizonte."
Antoine de Saint-Exupéry


"Amor é isso, duas solidões
que se protegem, se tocam e se acolhem."
Rainer Maria Rilke


"Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: aqui...além...Mais
Este e Aquele, o Outro e toda a gente...
Amar! Amar! E não amar ninguém."
Florbela Espanca


"Amo o meu corpo
quando é teu corpo.
É coisa tão nova."
e. e. cummings


"Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer"
Camões



 Verão 2006, Serra da Leba, Angola

Um conselho, a quem queira aprofundar conhecimentos sobre o tema pode e deve ler "Enamoramento e Amor" de Francesco Alberoni da Bertrand Editora, 1998

Comentários

Mensagens populares