um leve empurrão

Impõe-se mostrar indignação por este "leve" empurrão!
Sou funcionária pública vai fazer doze anos. E devo dizer que sempre participei das greves gerais (sempre houve razão para tal), mas nunca na minha vida fui a uma manifestação. A minha desculpa sempre foi "e se aquilo der para o torto, ainda sou apanha no "fogo cruzado"...".
Mas perante o que se passou ontem, e falo desta carga policial contra manifestantes em dia de greve geral, tenho que me indignar!
E para tal vou fazer um "copy/paste" da Constituição da República Portuguesa:
Artigo 21.º
Direito de resistência
Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública.

Artigo 22.º
Responsabilidade das entidades públicas
O Estado e as demais entidades públicas são civilmente responsáveis, em forma solidária com os titulares dos seus órgãos, funcionários ou agentes, por acções ou omissões praticadas no exercício das suas funções e por causa desse exercício, de que resulte violação dos direitos, liberdades e garantias ou prejuízo para outrem.

Artigo 23.º
Provedor de Justiça
1. Os cidadãos podem apresentar queixas por acções ou omissões dos poderes públicos ao Provedor de Justiça, que as apreciará sem poder decisório, dirigindo aos órgãos competentes as recomendações necessárias para prevenir e reparar injustiças.
2. A actividade do Provedor de Justiça é independente dos meios graciosos e contenciosos previstos na Constituição e nas leis.
3. O Provedor de Justiça é um órgão independente, sendo o seu titular designado pela Assembleia da República, pelo tempo que a lei determinar.
4. Os órgãos e agentes da Administração Pública cooperam com o Provedor de Justiça na realização da sua missão.


Ora, posto isto, pouco mais há a salientar, a não ser dizer que podia ser eu, ou qualquer um de nós a estar naquela situação!
Eu aprendi que quando a Injustiça é Lei a Resistência é um Dever, bem sei que não me comporto em consonância com isso, mas quando manifestantes pacíficos lutam legitimamente pelos seus direitos, e são agredidos de forma não justificada, isto dá no mínimo em que pensar...






... talvez os nossos governantes, necessitem de ser lembrados de que leves empurrões como estes, podem ser o atirar da pedra que faz revolucionar o charco!



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares