Sibila sibilando _ Linguagem corporal vs era digital





Epá sinceramente, após ter uma conversa com um bom amigo e cheguei à seguinte conclusão:
Estas gerações século XXI (e por vezes as outras também) estão a perder o principal através da era digital, falo da linguagem corporal!

E quando tudo está à distancia de um click, perde-se inequivocamente aquele momento em que olhas nos olhos e elucidas a tua verdade. Seja em que situação for, não há nada mais importante do que "os olhos nos olhos"!

Atenção, não desvalorizo a rapidez e quantidade de informação que a era digital nos permite, penso é que deve existir um equilíbrio.

Eu observo a tua linguagem e expressão corporal quando dialogas comigo e sei instintivamente o teu estado de espírito: se estás ansioso, nervoso, feliz, infeliz, distante, ausente, a mentir, a omitir, a ser sarcástico, irónico, a ser honesto,... enfim uma série de estímulos e nuances de comportamento, que somente a semântica, por muito fluente ou eloquente que sejas (e eu não conheço muitos assim) as redes sociais, por mais emojis e códigos que inventem, não conseguem reproduzir nem recriar !

Reparem, eu até percebo que este novo sistema de interacção humana quotidiana (o social networking) no qual tudo se soluciona via aplicações, seja de fácil adaptação e aceitação para a maioria... eu até costumo dizer que "as crianças agora já nascem com a porta USB no rabo!" 

Não é de todo o meu caso, eu gosto sempre de privilegiar os olhos nos olhos (call me old school...).

É muito bonito e confortável estar tudo à distância de um click... no entanto lembrem-se que, muitas vezes o que nos une é também o que nos separa!!




Comentários

Mensagens populares