Este é o meu espaço...


Este é o meu espaço... e é um espaço ambíguo, no qual eu posso projectar-me, não posso proteger-me. E não posso proteger-me porque uma vez neste espaço, é para sempre e em todo o lado, é universal, é global, é absoluto. 

Mas, não há que ter receio, felizmente não vivo numa sociedade radicalmente opressora do ponto de vista da liberdade de me exprimir. E as únicas represálias que posso eventualmente sofrer, serão as ditas bocas da reacção... e essas, serão como a caravana, os cães ladram e ela passa.

E dito isto, sou livre de falar e me expressar.

Ora vejamos, o que é que tens de importante para dizer, Sibila? Eu não tenho nada de importante para dizer.
Apenas necessito de exorcizar os meus fantasmas, e gosto de o fazer através de escrita.

A verdade é que sinto-me sem rede. E sentir-me sem rede é chegar àquele momento da tua vida em que tu paras e sentes que tens de ponderar. Ponderar, ponderar o rumo a tomar, ponderar o que se quer realmente.

 A verdade é que e olhando para trás nada ou muito pouco do que eu sonhei ou imaginei para mim se concretizou, talvez por inércia minha, sem dúvida.
Talvez porque não conseguirmos controlar efectivamente todas as escolhas, pois as nossas reflectem-se nas alheias e vice-versa.
Mas eventualmente se cruzarmos os braços e nos resignarmos, estará tudo perdido.

E então o que é que eu fiz, ou o que é que tenho feito?

Zero. Porque isto é um jogo, o jogo da vida quotidiana. E ao fim de tantos anos chego à conclusão de que para vencer o jogo não podes ir contra as regras. Tu sozinho não vais mudar o mundo. Tens de jogar o jogo pelas regras instituídas e juntar-te a eles, não vale a pena lutar contra a maré. 
Ora, tu jogas segundo as regras, e depois de já te achares integrado no jogo, arranjas aliados para a tua causa, seja ela qual for. E assim, ainda que não consigas concretizar o objectivo da tua causa, pelo menos não imperará a frustração, pois reconheces em outros as tuas convicções e valores. Identificaste e encontras o teu nicho.

Agora sinto-me consciente do jogo, vou tomar as rédeas do mesmo.
Vou tomar controle da minha vida.





Comentários

Mensagens populares